EXTENSÃO

O Núcleo de Extensão da Faculdade Baiana de Direito destina-se à promoção de atividades que venham a complementar o conhecimento adquirido nas salas de aula, bem como daquelas que propiciem a interação junto à comunidade onde está situada a Instituição de Ensino superior. Conheça abaixo as atividades desenvolvidas.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Balcão da Cidadania
BALCÃO DE CIDADANIA

Destinada a alunos do 1º ao 5º semestre e desenvolvido, por meio de convênio de cooperação técnica, com o Município de Salvador para o fornecimento de auxílio e informações jurídicas ao cidadão e aos servidores inativos do Município.

Os alunos atuaram em 04 (quatro) unidades de atendimento, situadas na CODECON (Coordenadoria de Defesa do Consumidor), IPS (Instituto de Previdência de Salvador), SESP (Secretaria de Serviços Públicos) e PGM (Procuradoria Geral do Município); e participaram de curso de capacitação nas áreas do Direito do Consumidor, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Previdenciário Municipal. A partir de então, desenvolveram atividades de orientação jurídica, encaminhamento de processos administrativos, elaboração de pareceres e peças processuais e acompanhamento presencial das diligências de polícia administrativa da SUCOM (Superintendência de Controle e Ordenamento do Município), SESP e CODECON. A atividade teve duração de 24 meses.
Eleitor do futuro
ELEITOR DO FUTURO

A mais recente iniciativa também é decorrência de convênio com o Tribunal Regional Eleitoral, o Projeto Eleitor do Futuro, que consiste na capacitação dos estudantes do ensino superior para aplicação de oficinas com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, em escolas públicas.

O objetivo é que o estudante do ensino superior transmita ao público-alvo as noções basilares de cidadania, notadamente aquelas relacionadas à ética na política, à reflexão acerca das idéias políticas e propostas apresentadas pelos candidatos, e ao gozo dos direitos a partir do conhecimento do processo eleitoral de forma crítica, despertando, desde cedo, a consciência dos futuros eleitores para os fins e a essência do direito universal ao sufrágio, instrumentalizado pelo voto.
Mesário
MESÁRIO VOLUNTÁRIO

Posteriormente, foi celebrado convênio entre a Faculdade Baiana de Direito e Gestão e o Tribunal Regional Eleitoral, com vistas à adesão ao Projeto Mesário Voluntário.

A proposta tem como objetivo despertar ou estimular a participação cívica do graduando, contribuindo de forma qualitativa para o exercício das funções de mesário nas eleições.

A participação deu-se por meio de inscrição prévia na própria IES e, no segundo momento, em curso de capacitação, de caráter eliminatório, promovido pelo T.R.E.. O êxito do projeto motivou a recente renovação do convênio por período mais extenso, até 2014
CURSOS DE EXTENSÃO
Os cursos de extensão promovidos ou apoiados pela Faculdade Baiana de Direito e Gestão buscam alcançar finalidades múltiplas, de acordo com os respectivos conteúdos. Desse modo, buscando o nivelamento e a melhoria do desempenho dos seus alunos, promove periodicamente cursos, segue abaixo alguns:

  • Hermenêutica
  • Língua portuguesa (com ênfase na composição de textos)
  • Temas jur ídicos específicos
CINEMA JURÍDICO
Não obstante, buscando a formação interdisciplinar, passou a realizar eventos que mesclam o Direito à Arte. Como fruto dessa diretriz, 02 eventos semestrais acontecem no Cinema Jurídico, com a exibição de filmes e posterior debate com participação de um professor e de alunos.

Vale ressaltar que o acesso aos eventos e ao próprio Cinema não é restrito apenas à comunidade acadêmica.
Fale conosco fale conosco
Telefone: (71) 3205-7700 / Fax: (71) 3205-7706
Rua Visconde de Itaborahy 989, Amaralina


Twitter twitter
Facebook facebook
© Copyright 2012, Faculdade Baiana de Direito. Todos os direitos reservados.
Nimboz Estratégia Digital