Saiba Mais

O Que É?

O Núcleo de Prática Jurídica é o setor, dentro do Curso de Direito, que se destina à proporcionar aos alunos da graduação a realização de Estágio Profissional, consoante as regras traçadas tanto pelo Estatuto e Resoluções da Ordem dos Advogados do Brasil, como pelo MEC.
Desde o início de suas atividades, em Março/2010, o NPJ busca prestar um serviço de excelência, atuando nos moldes de um Escritório Modelo, voltado para a eficiência e o acompanhamento individualizado dos casos que lhe são submetidos.
Para tanto, a sua Sede conta com toda a estrutura necessária para o atendimento dos seus assistidos e para o fornecimento do estágio aos estudantes da Faculdade.

Equipe NPJ

Antônio Adonias
Coordenador

Joeline Araújo
Advogada

Nina Malheiros
Advogada

Thiago Guimarães
Advogado


Jéssica Perazzo
Advogada

Ângela Oliveira
Secretária


Lara Soares
Profª da Matéria de Prática Jurídica Judicial II – PJJ ll


LARA


Nosso Objetivo

O NPJ da Faculdade Baiana de Direito tem como objetivos a prestação de assistência advocatícia gratuita à comunidade carente de recursos financeiros, proporcionando, ainda, a prática jurídica aos estudantes no âmbito da própria Faculdade Baiana de Direito.

Suas atividades visam tanto à mediação e à conciliação de conflitos, como à sua solução com a propositura e o acompanhamento de processos judiciais.

A prestação de serviços no NPJ é desenvolvida por estagiários de Direito – sob a orientação e a supervisão de Advogados e Professor, tornando-se uma oportunidade de interação entre o ensino e a extensão.

Como receber atendimento pelo NPJ?

O NPJ realiza um importante papel social dentro da comunidade carente. Para que possa ser assistido pela Equipe, o indivíduo deve ser domiciliado em Salvador/BA e não possuir recursos financeiros para contratação de um Advogado.
Assim, o Núcleo volta-se para o atendimento de pessoas que possuam renda mensal não superior a 03 (três) salários mínimos e que não possuam patrimônio suficiente para custear a contratação de um Advogado, segundo avaliação que é realizada pelos Advogados e Professor durante o acompanhamento do caso.

A atuação se dá nas áreas do Direito Civil (Família, Sucessões, Reais), de Defesa do Consumidor, Trabalhista e Previdenciário, entre outras, não abrangendo causas Penais e Tributárias, nem que tramitem em localidade diversa de Salvador/BA.

Faça parte da Equipe NPJ

Atualmente, a Equipe NPJ é composta por 01 secretária, 04 Advogados orientadores, 01 Professora e 01 Coordenador que, juntamente com os estagiários, acompanham uma média de até 400 processos, de maneira cuidadosa e eficiente.
Para você que é estudante da Faculdade Baiana de Direito, há duas maneiras de integrar-se ao NPJ:

• A partir do 7º semestre do curso jurídico, você pode realizar o estágio voluntário oferecido pelo Núcleo, submetendo-se ao processo seletivo que ocorre semestralmente. O Edital de abertura do certame sempre é afixado no mural da Faculdade e do próprio NPJ, além de ser disponibilizado no site www.faculdadebaianadedireito.com.br. Os estagiários voluntários realizam um relevante trabalho de caráter social, sempre acompanhados pelos Advogados do NPJ, podendo integralizar a carga horária como Estágio Supervisionado.

• Além disso, a Faculdade oferece a disciplina Prática Jurídica Judicial II, obrigatória para todo o seu corpo discente, no 10º semestre da grade curricular. Aqui, o estudante terá a oportunidade de realizar a prática real, com o atendimento ao público, sempre sob a direção de um Professor e dos Advogados do NPJ.

Venha fazer parte da Equipe NPJ! Para mais informações, visite as dependências do Núcleo.


Contatos

(71) 3276 – 1323
atendimentonpj@faculdadebaianadedireito.com.br

Agendamento

Segunda a Sexta: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Endereço

Av. Visconde de Itaborahy, nº116
Amaralina – Salvador / BA
CEP:41.900.010

Atendimento

Segundas e Quartas: das 07h20 às 10h50.
Terças e Quintas: das 14h às 18h.
Sextas: das 18h30 às 22h.